6 Ideias Adoráveis Para Uma Sala Mais Colorida

sala-colorida

A Sala de estar é considerada um local de grande apresso pela família brasileira, não é mesmo?

Ambientes coloridos já se tornaram os queridinhos de vários arquitetos e designers de interiores. Podemos ver isso muito bem em Mostras de Decoração e programas de TV.

E como deixar uma sala colorida? Como decorá-la? Existe alguma estratégia infalível?

Na realidade, é interessante sempre que numa decoração você busque personalizá-la de acordo com o que você gosta, mas também procurando investir em algo que combine e que forme um visual agradável para recepcionar suas visitas.

Nas próximas linhas, apresento alguns toques de como fazer para manter belas cores e uma aparência leve para a sua sala de estar.

Claro que são apenas alguns conselhos, o ideal é que você saiba trabalhar entre o que você gosta e o que poderá proporcionar um belo visual.

Então, continue lendo este artigo para descobrir um pouco mais sobre a forma correta de se usar cores variadas na sala, sem deixar o ambiente cansativo, vem ver como deixar a sua sala colorida. Vou falar um pouco mais sobre:

Como manter a harmonia de cores que você gosta de forma elegante e moderna

Cores complementares, sem complicações

Pontos estratégicos para se jogar nas cores sem gastar muito

Sala colorida para apartamento e ambientes pequenos

A forma correta de manter a sala sempre atualizada

Parece interessante? Então compartilhe esse post com seus amigos e familiares e vamos juntas colocar mais vida e mais cor aí no seu cantinho.

Facebook (o mais popular)

Twitter (o mais rápido)

Google+ (o mais indicado para funcionários do Google)

Linkedin (o mais profissional)

Pinterest (o mais visual)

Email (o mais democrático)

São apenas dois cliques e não leva mais do que 10 segundos.

Vamos então às principais dicas para uma sala de estar bem bonita e convidativa.

Principais ideias para uma decoração com belas cores na sua sala de visitas

 

Cansada da sala chata e sem vida?

PerfectGIF

A ideia aqui é transformar aquela sala sem graça e sem vida numa sala sofisticada, convidativa e elegante. Então, vem comigo deixar a sala colorida e embora para a ação:

 

1# Evite cores escuras

Sala colorida

Sala é um lugar para manter mais claro, mais suave, leve.

A cor mais escura nas paredes deixará até mesmo a iluminação da sala mais precária. Definitivamente, não causará um efeito bom.

Anote essa dica: Procure usar cores escuras nas paredes da sala, somente se a janela for bem grande e se o posicionamento da sua sala proporcione uma boa entrada de luz natural no maior período do dia.

Sala pequena colorida

Imagem: Alan Teixeira

2# Harmonia das cores

 

sala decorada

Assim como evitar cores muito pesadas que não colaborarão com a harmonia no local, cores extravagantes sem nenhuma combinação, também não serão bem-vindas e colaborarão menos ainda.

Procure sempre a combinação de cores que brinquem entre si e que, ao mesmo tempo, sejam capazes de trazer bastante leveza.

A dica para combinar cores impactantes com leveza e elegância é usar as cores complementares em diferentes tons, ou seja, usar a Harmonia de Cores Complementares Indiretas, que possibilita resultados interessantes e não tão agressivos – composta por uma cor de base escolhida mais a vizinha de sua complementar.

Vamos entender um pouco mais sobre as Cores Complementares. Na aplicação de uma sala colorida, este conhecimento é tudo o que você precisa saber, vamos encurtar a sua curva de aprendizado, sem complicações.

Cores Complementares

 

De forma simples e objetiva, no círculo cromático, as cores complementares são aquelas que ficam uma em frente da outra, como mostra a figura abaixo:

harmonia complementar

Imagem: Zeroarts

Então, é só escolher uma cor como base, como por exemplo, o azul e usar o laranja no tom vizinho mais claro com muitas cores neutras em todo o espaço.

cores complementares idiretas

No círculo complementar, você vai perceber que as cores opostas são sempre compostas por uma cor considerada “fria” mais uma cor considerada “quente” e isso traz o equilíbrio perfeito entre elas.

circulo-cores-frias-cores-quentes

Imagem: Diário D Estilo

São em momentos como esse que ressaltamos aquilo que falamos no começo do texto. Não basta escolher a cor apenas porque você gosta dela, é preciso que ela combine bem com o ambiente e com uma proposta agradável, caso contrário, sua sala será evitada por qualquer visitante.

Dica Ninja: Escolha a cor que te agrada e procure dentro da roda de combinação de cores –  mostrada acima – aquela que a complementa.

Essa é uma forma de você aliar perfeitamente a cor que você ama com outras que entram em harmonia com ela.

[ctt template=”6″ link=”a7Per” via=”no” ] “A harmonia perfeita das cores em um ambiente provém do uso equilibrado das cores do arco-íris”. Filosofia chinesa (Feng Shui)[/ctt]

3# Trabalhe bastante com plantas e flores

 

sala de estar colorida

Imagem: Casa Abril

Plantas e flores naturais, além do brilhantismo nas cores darão um ótimo toque de natureza ao seu espaço. Com uma beleza sem igual, elas também são capazes de tornar o ambiente mais vivo e alegre.

Quando o assunto é dar cores, não existe recurso visual melhor. Não tenha dúvidas.

4# Valorize a entrada de luz

sala colorida

Imagem: Casa Abril

Procure ter janelas amplas que possibilitem a iluminação para sua sala, sem esquecer de colocar cortinas ou persianas para poder dosar essa iluminação.

Esse quesito também é muito importante, pois a entrada da luz será capaz de estabelecer a iluminação da sua sala para que as cores possam ser destacadas, caso contrário, nada adianta pintar parede com as melhores cores.

Fora que também será muito importante para as plantas e flores que citamos no item anterior.

Só procure tomar bastante cuidado para que o foco da luz não fique no lugar onde estão os assentos.

Você pode se interessar também por  outras paletas de cores para te ajudar AQUI!

5# Móveis precisam ornar

sala colorida

Os móveis precisam estar em sintonia com as cores que forem escolhidas por você. Se isso não ocorrer, aquela história da harmonia que citamos anteriormente estará comprometida.

Anote essa dica: Considere a cor, a espécie de mobiliário e acessórios existentes que serão aproveitados no ambiente, antes de escolher as cores para sua sala colorida, para que esses itens se harmonizem com a cor escolhida.

6# Pontos estratégicos: tapeçaria e demais acessórios

sala colorida

 

Também no caso dos tapetes, cortina e almofadas, assim como de qualquer enfeite que você venha a colocar, será importante que ocorram as tais combinações de cores para estabelecer um efeito desejado.

Anote essa dica: Os esquemas de cores além dos já estudados, podem ser tirados de um tecido estampado, papel de parede, tapete ou de um quadro existente.

Pontos estratégicos para se jogar nas cores sem gastar muito são as áreas médias, como cortinas e estofados grandes ou nas áreas pequenas, como objetos de decoração, estofados pequenos, um banquinho, somente um móvel, uma poltrona, almofadas alegres e coloridas, flores, quadros e vasos diversos.

Dica Ninja: As imagens para os quadros podem ser impressas no seu computador, com impressora comum e você pode trocar essas imagens sempre que desejar.

7# Dica Bônus

Procure saber as cores que estão sendo usadas atualmente, para que seu ambiente não fique parado no tempo, porém, muitas vezes, cores da moda não são tão usuais por fazerem o seu espaço ficar enjoativo demais e podendo até causar o efeito contrário no seu ambiente.

Antigamente, se usava muito a cor vermelha na cozinha e com o tempo, isso só atrapalhou o dia-a-dia do morador.

Ano passado, a cor da moda Marsala foi muito usada e ainda pode ser usada por ser uma cor moderna e muito linda, mas o que vale aqui é a sua personalidade.

Se você gosta de estar sempre com a casa atualizada, enfatizo o uso de cores claras nas áreas dominantes (paredes, teto e piso) e aconselho a usar algumas cores da moda, que você goste, nos detalhes, como objetos de decoração e estofados pequenos.

E como ter uma sala colorida em apartamento ou ambientes pequenos?

 

Com tudo o que foi visto neste artigo, você pode usar qualquer uma destas dicas tanto em salas maiores, quanto apartamentos ou salas pequenas.

Vimos também, o quanto modismos chegam a atrapalhar ao invés de ajudar em alguns casos, como o vermelho berrante e excessivo na cozinha.

E lembre-se: antes de empregar as cores em um projeto preserve seu estilo e respeite os seus gostos, adaptando-os ao seu dia-a-dia para que as cores não tornem os ambientes cansativos e enjoativos.

Seguindo essas dicas, sua sala vai ter uma atmosfera perfeita, tanto para relaxar, quanto para receber as pessoas queridas de forma descontraída, a partir daí a sua decoração será um sucesso com direito a aplausos e posts nas Redes Sociais

PerfectGIF(1)

 

Se surgir alguma pergunta, dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo que eu ficarei muito feliz em te responder!

Vai usar uma dessas dicas, ou todas elas? Qual dica você gostou mais?

Aproveite que está aqui e acompanhe o Decorar com Charme também no Instagram!

Um beijo carinhoso e até mais!

 

assinatura-glau

 

Dica Especial!

A propósito, você quer receber um eBook Gratuito? Com Dicas infalíveis para  Decorar a Sua Casa e economizar tempo, para passar Menos Tempo com a Casa e Mais Momentos Livres com a Família, além de Economizar $$

 

banner-book1dcc-ok

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *