Casa Cor SP 2016: 19 TOP Inspirações Para Você Recriar

[caption id="attachment_1223" align="alignnone" width="720"]Casa Cor SP 2016 Casa Cor SP 2016[/caption]

Tributo aos 30 – Roberto Migotto | Imagem: Decorar com Charme

O que te inspira? Muitas coisas me inspiram, eventos como os da Casa Cor SP 2016 me inspiram e celebrando seus 30 anos, a Casa Cor SP 2016 está de portas abertas para receber seus visitantes no Prédio do Jockey Club, até o dia 10 de Julho.

A Mostra acontece perante a diretoria de Livia Pedreira e curadoria de Cristina Ferraz, Pedro Ariel Santana, Roberto Dimbério e Cristina Bava, que receberam a missão de eleger jovens talentos para agregar ao time de profissionais da Casa Cor SP 2016.

O tema escolhido para esse ano foi a celebração à casa, com o objetivo de usar os espaços da casa para a celebração da vida e o morar brasileiro.

casa_cor_ana_paula-thiago

Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães | Imagem: Evelyn Muller

Estive lá no café da manhã de pré-abertura da mostra, a pedido das Tintas Coral e junto com outros blogueiros e jornalistas, pude conferir em primeira mão os 70 ambientes do evento, que esse ano estavam com uma atmosfera minimalista e espaços reduzidos, o que resultou em aplicações mais realistas de serem reproduzidas, sem perder o charme, a elegância e o conforto, só ganhando em funcionalidade.

Quem me acompanha no Instagram (@decorarcomcharme) e lá no Snapchat (decorarcomcharm) viu em tempo real várias novidades e tendências, porém, para quem não vai poder dar uma passadinha lá, trouxe aqui para vocês as minhas impressões e várias dicas para você aplicar aí na sua casa e dar aquele UP na decoração.

casa_cor_30_anos

Imagem: Decorar com Charme

Mas antes, deixe-me falar um pouco sobre a grande novidade desse ano na Casa Cor SP 2016, que foi a revitalização de dois dos três pisos do antigo ambulatório do Jockey Club, ainda inexplorados pela mostra Casa Cor, o que resultou em ambientes menores com total de área de aproximadamente 10.000m² divididos entre os 70 ambientes da mostra, retratando melhor a maioria dos imóveis da atualidade, cada vez menores e mais multifuncionais.

Construído no início do século 20 (1954) pelo arquiteto francês Henri Paul Pierre Sajous, o prédio sem uso desde a década de 90, foi restaurado para uso da CASA COR e, a partir de 2017, será entregue para uso do Jockey Club, a fim de, abrigar uma nova área social, contendo biblioteca, salão de jogos e um ambiente infantil, reafirmando o compromisso com a valorização do patrimônio histórico – uma das missões da mostra.

casa_cor_sp_ambulatorio

Ambulatório | Imagem: Acervo Casa Cor

Além de toda a novidade, permanece o comprometimento e a preocupação do evento em promover a sustentabilidade, com o reaproveitamento de materiais, como por exemplo, o meu ambiente preferido da mostra, assinado por Léo Shehtman, que corresponde a um apartamento instalado dentro de um vagão de trem abandonado de 1945, onde o arquiteto e designer trouxe como missão para o projeto, resolver o problema da superpopulação, transformando um espaço, antes não utilizado, em um lounge de 40m² perfeitamente habitável, com living, banho, sala de almoço e cozinha, priorizando a integração entre esses ambientes e o ordenamento do espaço de uma forma otimizada, com muito conforto.

casa_cor_leo-shehtman

Vagão de Trem – Léo Shehtman | Imagem: Paulo Sérgio Vieira Filho / Decorar com Charme / Damian Golovaty

Seguindo o conceito de desenvolvimento sustentável, mais uma vez, a iluminação de todo o evento, foi proporcionado pela linha 100% LED em parceria com a empresa Brilia. Logo, a empresa ofereceu a iluminação LED a todos os ambientes da Casa Cor SP 2016.

Então agora, chega de conversa e vamos conferir as 19 TOP dicas, direto do evento Casa Cor SP 2016 para a sua casa.

 Confira…

19 TOP ideias da Casa Cor SP 2016 para recriar, mesmo com um orçamento apertado

DeniseBarreto

Sala dos Amigos – Denise Barreto | Imagem: Romulo Fialdini

Sabemos, querida leitora, que a maioria das pessoas acham que essas mostras de decoração não são aplicáveis para quando se está com o orçamento apertado, mas isso não é verdade.

[Tweet “Cada vez mais os arquitetos e decoradores estão preocupados com essa questão ambiental.”]

Desde a escolha dos materiais até o reaproveitamento de várias peças que iriam para o lixo e viram verdadeiras obras de arte com um pouco de criatividade.

Se você é uma pessoa que sonha em ter um ambiente como esses, continue lendo esse artigo e vamos embora para ação, porque fiz uma seleção especial da Casa Cor SP 2016 para você colocar em prática aí na sua casa.

Parece interessante? Então compartilhe esse post com seus amigos e familiares e vamos juntas celebrar os espaços da nossa casa, assim também, como celebramos a nossa vida! Garanto que eles vão te agradecer

  [emoji small blue diamond] Facebook (o mais popular)

  [emoji small blue diamond] Twitter (o mais rápido)

  [emoji small blue diamond] Google+ (o mais indicado para funcionários do Google)

  [emoji small blue diamond] Linkedin (o mais profissional)

  [emoji small blue diamond] Email (o mais democrático)

São apenas dois cliques e não leva mais do que 10 segundos.

Inspiração #1 – Moldura e pratos

casa_cor_alexandra_tobler

Living dos Amigos – Alexandra Tobler | Imagem: Acervo Casa Cor

Esse ambiente tem muitos itens que podem ser usados aí na sua casa. Sabe aquela parede vazia ou aquele cantinho que você já enjoou? Isso significa que você pode usar uma ou várias molduras espalhadas no chão nesse seu cantinho ou ainda montar uma composição de pratos na parede.

Inspiração #2 – Composição de quadros na parede

casa_cor_patricia_hagobian_alexandra_tobler

Living dos Amigos – Alexandra Tobler e Home Office – Patrícia Hagobian | Imagem: Acervo Casa Cor

É uma opção bem atual, de baixo orçamento, já que você mesma pode escolher a sua composição de imagens e imprimir em uma gráfica e nunca sai de moda. Sem contar que fica lindo né?

Inspiração #3 – Luminária diferente como destaque

casa_cor_guilherme_torres

Cozinha  Gourmet Todeschini – Guilherme Torres; Unidade Shoji o4 – Yamagata Arquitetura e Living da Praia – David Bastos | Imagem: Decorar com Charme

Aqui a inspiração é quando a luminária rouba a cena. O que significa que você pode mais facilmente mudar o ambiente por completo, somente dando destaque para a iluminação e para a luminária. Vale a pena tentar.

Inspiração #4 – Cadeira de balanço

casa_cor_sp_alexandra_tobler

Living dos Amigos – Alexandra Tobler e Quarto da Menina – Très Arquitetura | Imagem: Decorar com Charme / Acervo Casa Cor

Tem um espaço pequeno sobrando aí? Aqui está o que você pode fazer com esse espaço.

Dica Especial: Aguarde, pois em breve, terá um projeto DIY de uma cadeira de balanço como essa aqui no site.

Inspiração #5 – Adega com bloco de cimento

casa_cor_triart_arquitetura

Adega – Triart Arquitetura | Imagem: Decorar com Charme / Acervo Casa Cor / Mimostra

Faça uso de blocos de cimento de construção encaixados para compor uma adega de vinhos, além de prática, rápida e fácil de fazer, essa ideia é bem flexível, já que você pode criar a adega no tamanho desejado.

O bloco de cimento estrutural tem uma altura de 19cm e uma garrafa de vinho tem uma altura de aproximadamente 30 a 33cm, portanto, coloque 2 peças do bloco de cimento (uma na frente da outra) para compor uma profundidade ideal, dessa forma, você não vai correr o risco de a garrafa cair. É fundamental lembrar disso, para compor a sua adega.

Inspiração #6 – Canteiro flutuante

casa_cor_marilia_pellegrini

Cozinha Essencial – Marilia Pellegrini | Imagem: Acervo Casa Cor / Marilia Pellegrini

Uma ótima dica para quem mora em apartamento, são esses canteiros suspensos usados na Casa Cor SP 2016, não requerem mão-de-obra especializada e de baixo custo esses canteiros vão te ajudar a melhorar a sua saúde cultivando os seus temperinhos em casa.

E vamos combinar que ficaram lindos heim! Na hora de regar, use pouca água e coloque bastante pedra no fundo do canteiro, para irrigar bem a planta e evitar de sujar todo o seu chão e dessa forma, os nutrientes do solo não vão embora.

MAIS DICAS NINJAS SOBRE A CASA COR SÃO PAULO AQUI

Inspiração #7 – Prateleiras

casa_cor_sp_catarina_renata_hermanny

Estúdio Jabuticaba – Nildo José; Loft do Campo – Paola Ribeiro; Suíte do Casal – Catarina e Renata Hermanny e Terraço – Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli | Imagens: Decorar com Charme / Acervo Casa Cor

Prateleiras foram usadas de diversas formas e algumas delas, totalmente diferentes, como o espaço criado por Nildo José, que escolheu usar prateleiras altas em espaços geralmente não utilizados e também as profissionais Andrea e Fernanda, que utilizaram o formato incomum da prateleira flutuante para criar a identidade do espaço, o resultado não poderia ter sido melhor.

Inspiração #8 – Quadro feito com frases

casa_cor_sp_yamagata

Unidade Shoji 04 – Yamagata Arquitetura | Imagem: Decorar com Charme

Já imaginou criar um lindo quadro recortando palavras e frases do seu livro preferido? Foi isso que o trio de profissionais do Yamagata fizeram no seu espaço, eles apresentaram a composição do mapa do Rio de Janeiro com palavras e frases de um livro. É uma forma bem original e fácil de ocupar aquela sua parede.

Inspiração #9 – Criado-mudo feito com caixote de madeira

casa_cor_yamagata_arquitetura

Unidade Shoji 04 – Yamagata Arquitetura | Imagem: Decorar com Charme

O criado-mudo feito com caixote de madeira forma um belo conjunto com a cama, com cores neutras, o caixote de madeira é uma peça coringa, o que torna fácil de combinar com outros itens.

Inspiração #10 – Esculturas em arames

casa_cor_yamagata

Unidade Shoji 04 – Yamagata Arquitetura | Imagem: Decorar com Charme

O ambiente com 84m² criado pelo Yamagata Arquitetura foi o espaço que mais reuniu peças originais e aplicáveis, com ideias boas de serem reproduzidas, como essas esculturas feitas com arame.

Inspiração #11 – Mesa de centro com blocos de concreto

casa_cor_2016_yamagata_arquitetura

Unidade Shoji 04 – Yamagata Arquitetura | Imagem: Decorar com Charme

Ainda no ambiente do trio de profissionais do Yamagata, essa ideia de mesa de centro feito com bloco de concreto vazado foge do comum e vira uma grande inspiração para você reproduzir aí na sua casa.

Inspiração #12 – Use galhos secos

casa_cor_fabio_bouillete_rodrigo

Banheiro Unissex 1 – Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge | Imagem: Decorar com Charme

No banheiro, a dica é colocar alguns arranjos de galhos secos. É um truque de baixo custo que deixa o ambiente sofisticado, sem muito esforço.

Inspiração #13 – Composição de plantas

casa_cor_todos_arquitetura

Garagem de Estar Renault – Todos Arquitetura | Imagem: Decorar com Charme / Acervo Casa Cor

Para parede da área externa ou interna, que tal montar uma composição de pendentes com Avencas, Suculentas ou Samambaias. Nesse projeto, os suportes para os vasos das plantas foram feitos com cintos de segurança do carro Renault.

Inspiração #14 – Móvel de mosaico

20160517_134204

Estúdio de Criação – Esther Giobbi | Imagem: Decorar com Charme

Tem uma cadeira ou uma mesinha encostada por aí? Que tal revestir essa peça com um mosaico bem colorido, como essa poltrona Cangaço dos irmãos Campana.

Inspiração #15 – Armário de capacho

casa_cor_esther_giobbi

Estúdio de Criação – Esther Giobbi | Imagem: Decorar com Charme

Veja que original essa ideia. A arquiteta optou por usar dois armários revestidos com capacho e puxadores de pedras, obra do designer Sami Kallio (Dinamarca).

Inspiração #16 – Revisteiro

casa_cor_osvaldo_tenorio

Sala do Apartamento – Osvaldo Tenório | Imagem: Decorar com Charme

Nesse espaço assinado pelo arquiteto Osvaldo Tenório, o revisteiro foi feito com perfil de aço retangular e solda e, depois, passou por um tratamento contra ferrugem.

Inspiração #17 – Estante de cano

20160517_134849

Living dos Amigos – Alexandra Tobler | Imagem: Decorar com Charme

Aqui, a proposta é fazer uma estante com peças de cano hidráulico de aço (com cano de PVC, pode deixar a estante muito frágil) e chapas de madeira. Além de moderno e baixo custo, você aproveita bem o espaço e o resultado fica com estilo industrial. Lindo!

Inspiração #18 – Árvore no quarto

casa_cor_sp_nildo_jose

Estúdio Jabuticaba – Nildo José | Imagem: Decorar com Charme

O jovem arquiteto Nildo José, trouxe uma novidade exuberante para o espaço, o profissional usou uma árvore (Jabuticabeira) cultivada na técnica japonesa kokedama, em que o vegetal fica suspenso no ar, com as raízes manejadas como um novelo.

Dica Extra: Isso é mais útil quando você usar essa técnica cultivando Espada de São Jorge, que é a planta mais indicada para quartos, porque além de não ter que limpar as folhas espalhadas pelo chão todos os dias, a Espada de São Jorge é uma das plantas que mais liberam oxigênio durante a noite, o que melhora muito a qualidade do seu sono.

Inspiração #19 – Detalhes que fazem a diferença

Casa Cor SP 2016

Imagem: Decorar com Charme

Por último, mas não menos importante, os detalhes que fazem a diferença. Espalhe velas perfumadas, objetos de decoração, livros, plantas e flores pela casa.

Não negligencie esta última inspiração, porque esses detalhes formam o conjunto entre os espaços vazios da casa, criando uma atmosfera de perfeita beleza, acolhimento e conforto e isso, faz toda a diferença.

No geral, estas 19 inspirações selecionadas da Casa Cor SP 2016, vão ajudar você que sonha em ter um ambiente como esse. Isso representa apenas um resumo.

Não deixe este artigo ser o fim de sua jornada de melhoria do seu cantinho, mas sim o início de sua busca por mais satisfação em decorar a sua casa.

Comente abaixo, se surgir alguma dúvida, pergunta ou sugestão ou se você topa fazer uma dessas adaptações aí na sua casa, que eu ficarei muito feliz em te responder

Aproveite que está aqui e acompanhe o Decorar com Charme também no Facebook!

Quanto a mostra Casa Cor SP 2016, vale muito a pena ir visitar. Você já foi visitar? Me conta o que achou.

Um beijo carinhoso e até breve!

assinatura-glau

Dica Especial!

A propósito, você gostaria de decorar ou re-decorar a sua casa, com as próprias mãos, escolhendo os materiais que mais te agradar, de forma mais confiante e fácil, para que ela fique sempre mais aconchegante, charmosa e confortável?

Você gostaria que a sua casa ficasse do jeito que você gosta para poder relaxar e receber convidados especiais com mais conforto e tranquilidade?

Se você respondeu SIM para as perguntas acima, então essa dica é exatamente para você!

Convido você a conhecer um ótimo Curso de Decoração (com passo-a-passo), onde mostra, de forma totalmente online, em detalhes como você pode decorar ou reformar a sua casa, de forma simples e objetiva, sem gastar muito, deixando a sua casa do jeitinho que você quer, mesmo que você não saiba nada sobre o assunto.

Este curso define tudo o que você precisa! O Curso de Decoração pode ser usufruído diretamente da sua casa e você pode saber mais detalhes sobre esse caprichado Curso de Decoração de forma rápida e simples no link abaixo:

[su_button url=”https://decorarcomcharme.com.br/curso-decoracao-interiores” target=”blank” background=”#F95561″ size=”5″ center=”yes” icon=”icon: arrow-right” text_shadow=”1px 1px 1px #000000″]QUERO CONHECER O CURSO DE DECORAÇÃO AGORA[/su_button]

Mais informações sobre a Casa Cor SP 2016:

mapa_casa_cor_sp_2016

Período: Até o dia 10 de julho

Horário: de terça a quinta, das 12:00h às 21:00h; sexta, sábado e feriados, das 12:00h às 21:30h; aos domingos, das 12:00h às 20:00h

Não abre às segundas-feiras.

Local: Jockey Club de São Paulo

Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, nº 775, Cidade Jardim, São Paulo (SP)

Ingressos: de terça a quinta-feira, R$ 52,00 (inteira) e R$ 26,00 (estudantes e pessoas com 60 anos ou mais); as sextas, sábados, domingos e feriados, R$ 65,00 (inteira) e R$ 32,50 (estudantes e 60 anos ou mais); passaporte único (válido para todos os dias), R$ 150,00

Vallet e Estacionamento: R$ 25,00

Mais informações:

Site: http://www.casacor.com.br/saopaulo/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *