Download e Receita de Sucesso Para Organizar o Home Office

Organizar o Home Office

Em um número cada vez maior, é comum vermos nos dias atuais, as pessoas trocarem o ambiente tumultuado da rotina diária de seu trabalho, pelo chamado Home Office, ou trabalho de casa, uma maneira de se trabalhar no seu lar sem a loucura da correria dos escritórios e afins.

Para alguns, isso é um sonho distante, pois a profissão que escolheu não permite isso. Para muitos, isso é considerado um sonho de consumo. Outros podem até dizer que a ideia não é boa (acredite, tem quem ache), pois não possui disciplina para trabalhar no aconchego do seu lar.

Sonho de consumo ou não, distante ou não, a palavra de ordem é mesmo disciplina. Muito se engana quem pensa que tudo será fácil, que acorda a hora que quer, que trabalha de onde quiser, com a roupa que quiser e tudo será lindo por toda a eternidade. 

Você precisará se cuidar com algumas coisas fundamentais como, por exemplo, a hora de fazer as coisas. E pior, muitas vezes você terá uma hora para começar, mas não terá para terminar. De todo modo, também não há como negar que poder estar na sua casa, controlando as coisas de lá, sem deixar de produzir e fazer seus horários é uma ideia encantadora.

Nesse texto, focarei em uma questão específica em relação a esses trabalhos. No que diz respeito ao seu local de trabalho, como organizar o home office, a papelada em sua mesa e demais móveis que você venha a utilizar?

Nas próximas linhas, darei algumas dicas a respeito disso para que essa questão não seja um problema para você!

Parece interessante? Conhece alguém que trabalha em casa? Então compartilhe esse post com eles que eles vão te agradecer

Facebook (o mais popular)

Twitter (o mais rápido)

Google+ (o mais indicado para funcionários do Google)

Linkedin (o mais profissional)

Pinterest (o mais visual)

Email (o mais democrático)

São apenas dois cliques e não leva mais do que 10 segundos.

Nove passos simples para você organizar o home office

 

#1 – Antes de tudo, tenha um planner

Organizar o Home Office

Imagem: Autoral/Decorar com Charme

Indispensável fazer um planejamento de trabalho um dia antes (confesso que faço o meu planejamento sete dias antes, geralmente no domingo).

Se você ainda não tem esse costume, vá com calma, até virar um hábito, liste apenas as três principais tarefas do dia seguinte em uma folha solta mesmo.

Por essa razão, fiz uma versão especial para quem está começando. É só você imprimir a versão em A4 ou A5 abaixo:

 

Download Lista de Tarefas

Imagem: Autoral/Decorar com Charme

Se você prefere a versão eletrônica, uma boa escolha é a Agenda do Google ou o Wunderlist que são ótimas ferramentas de trabalho para você se organizar!

Eu uso o Wunderlist para programar o mês inteiro em uma espécie de resumo e uso também a versão em papel para me organizar semanalmente.

Se você, como eu, prefere a versão impressa em papel mesmo, é só imprimir uma versão em PDF ou comprar uma versão pronta e impressa, como por exemplo, o Planner da La Pomme.

 

Planner La Pomme

Imagem: Loja La Pomme

Claro, a escolha do seu planner é muito pessoal e varia de acordo com as suas necessidades.

Dito isso, confesso que preciso de muito espaço para escrever e após tentar vários outros, me adaptei melhor com a versão em PDF do Daily Planner 2017 da Chai (Namorada Criativa) – ela faz um trabalho perfeito! – grátis para baixar Aqui!

Organizar o Home Office

Imagem: Autoral/Decorar com Charme

Este que eu estou usando para 2017 era um fichário preto comum em tamanho A5, onde pintei as argolas de dourado com tinta spray e colei papel contact na parte da frente, verso e parte interna.

#2 – Pratique meditação antes de começar a trabalhar

Organizar o Home Office

Imagem: Consulting Brics

Pode parecer estranho à primeira vista, mas a meditação é uma ferramenta de trabalho mágica. Você faz de 10 a 15 min de meditação e seu dia rende 6 horas a mais, no mínimo.

A meditação traz vários benefícios, entre eles, evitar a procrastinação, foco e clareza. Por isso, antes de começar a falar aqui no blog com vocês eu sempre medito pensando em qual assunto que eu devo abordar no blog.

E, acredito que sempre vou ajudar alguém que ler algum artigo e postagem minha e essa pessoa vai se sentir realmente próxima de mim.

Assim, deixo aqui um exercício interessante para você testar – mesmo que você não trabalhe em casa – caminhe até o banheiro, tire 10 minutinhos para meditar e volte. A mudança é nítida, depois você me conta a sua experiência.

Gosto muito de usar o aplicativo Zen, da Juliana Goes, disponível para smartphones.

Uma estratégia de meditação para usar quando algo no seu trabalho der errado, é respirar fundo, esperar, pensar, analisar e continuar. Experimente!

#3 – Tenha uma mesa exclusiva para trabalhar

Organizar o Home Office

Imagem: Pinterest

Importante que você tenha em sua casa, um espaço exclusivo para esse fim.

É nele que você deverá organizar tudo, manter toda sua papelada de maneira organizada e, de jeito nenhum, você deverá deixar espalhado pela sua casa.

#4 – Mesmo estando fora da mesa, procure manter uma organização

Organizar o Home Office

Imagem: Pinterest

Mesmo se você precisar fazer de fora de casa, é preciso que sua mesa em casa seja a sua central.

Voltando para ela, organize tudo e mantenha as coisas devidamente no lugar. Isso será muito importante para te dar um centro das coisas.

#5 – Tenha armários com bastante espaço

 

Organizar o Home Office

Imagem: Pinterest

É interessante que seu armário tenha bastante espaço para as suas coisas e que seja personalizado para você.

Tudo que você tiver referente a trabalho tem que estar em lugares que você já tenha bem delimitado. Ou seja, em linhas gerais, para organizar o home office é importante que você faça do seu local de trabalho em casa, exatamente o mesmo que você faria se fosse num escritório.

#6 – Cuidado com a hora do lanche

 

Como Organizar o Home Office

Imagem: Revista Galileu

Nem é preciso dizer que você jamais deverá utilizar esse local para comer, não é mesmo?

Saia, vá para a cozinha e depois retome seu trabalho no seu local sagrado.

#7 – Faça pausas estratégicas

 

Como organizar o escritório

Imagem: Canal Motiva Gente

Tão importante quanto trabalhar são as pausas. Diz o consultor de negócios Alessandro Saad.

[ctt template=”8″ link=”Y0fQ9″ via=”no” ]A chave da produtividade está nos intervalos[/ctt]

Seu cérebro é um órgão que precisa de uma quantidade incrível de energia, portanto, para começar, faça pausas de 17min a cada 52min.

Ajuste seu tempo de foco de acordo com os fluxos e ritmos da sua energia e o tipo de trabalho que você precisa fazer.

Outro fator importante é se distrair com pequenas coisas, logo, não vale ficar no Facebook ou verificar seus e-mails nesse período para não ficar mais tempo que o estipulado fazendo coisas que não estavam programadas e que vão causar efeito rebote, diminuindo a sua produtividade.

Procure caminhar, tomar água, ir ao banheiro, lanchar, fazer alguma tarefa de casa ou organizar a mesa.

Essas pausas dão a disciplina que você precisará para trabalhar dessa forma.

#8 – O posicionamento da mesa

Organizar o Home Office

Imagem: Pinterest

A parte que eu mais gosto é como a decoração pode te ajudar neste quesito e o posicionamento da sua estação de trabalho tem tudo a ver com a sua produtividade.

Se você é uma pessoa muito visual, vai detestar ter a sua mesa posicionada para a parede. Seja ela branca ou de qualquer cor que for.

Logo, neste caso, coloque a sua mesa embaixo de uma janela, ao lado de uma janela ou deixe ela posicionada de frente para o ambiente, ou seja, se coloque sentada a um metro da parede, deixando a parede posicionada atrás de você e dessa forma, você deixa o seu campo de visão aberto, sem bloqueios.

Organizar o Home Office

Imagem: Pinterest

Olhar o dia todo para uma parede bloqueia a minha criatividade (sério!….rsrsrs).

O meu escritório foi feito de modo meio improvisado, (até o escritório definitivo ficar pronto) e mesmo assim, consegui colocar a estação de trabalho ao lado de uma janela grande.

Como Organizar o Home Office

Imagem: Autoral/Decorar com Charme

Se este não é o seu caso e você prefere ter um calendário ou vários recados na sua frente, então é válido você organizar o home office de modo que a sua parede seja uma extensão do seu trabalho, ou seja, coloque várias pranchetas com recados, post-its, quadros com frases inspiradoras e calendários na parede.

#9 – Melhor forma de organizar a papelada

Organizar o Home Office

Imagem: Chuva de Janeiro

Primeiro, descarte o que for inútil, deixe de fora qualquer papel que não tenha uma utilidade ou que não seja mais válido.

Agora é hora de fazer uma seleção com a papelada que sobrou. A melhor forma de fazer isso é dividir por categorias, sendo elas: caixa de entrada, arquivo ativo, documentos pessoais, consultas técnicas e arquivo morto.

9.1 – Caixa de entrada – assim que os papéis chegam ao seu endereço é para lá que eles devem ir e periodicamente, faça uma checagem de tudo.

O que não tiver utilidade já vai para o lixo e o restante, deve ser encaminhado para as pastas seguintes.

Como Organizar o Home Office

Imagem: Pinterest

9.2 – Arquivo ativo – contas a pagar e papéis ou documentos que são mais acessados que outros ou que você esteja usando no momento. Podem ser separados em diversas pastas.

Organizar o Home Office

Imagem: AliExpress

9.3 – Documentação pessoal – devem ser arquivados com fácil acesso. O ideal é que os documentos estejam separados por membro da família para facilitar uma consulta futura.

Como Organizar o Escritorio

Imagem: AliExpress

9.4 – Arquivos técnicos – aqui é para quem precisa sempre estar consultando livros técnicos, normas, manuais, inspirações…o ideal é ter essa documentação em caixas ou prateleiras sempre à mão, com os manuais mais consultados.

Organizar o Escritorio

Imagem: CBL Loteamentos

9.5 – Arquivo morto – Contas pagas, comprovantes e papéis que não precisam ser acessados com facilidade.

Como Organizar o escritorio

Imagem: Pinterest

#Bônus – Dica Ninja

Saiba falar não – tão importante quanto organizar o home office é aprender a falar “não”. De nada vale organizar o home office se toda hora você tiver intromissões que vão fazer com que você deixe a sua agenda de lado para atender a agenda dos outros, não é mesmo?

Uma das maiores dificuldades em se trabalhar em casa é exatamente essa. Por você estar em casa, as pessoas pensam que você está disponível o tempo todo e isso não é verdade. Por isso, é fundamental explicar aos demais que a sua presença em casa não significa disponibilidade total.

Compreenda que você não está falando “não” para as pessoas, mas sim está dizendo “sim” para você. E, com o tempo, as pessoas vão entender.

giphy2

Agora que você está pronta para trabalhar, mãos à obra e embora para a ação

Se você aceita mais uma dica, não deixe de clicar aqui e aprenda um pouco mais sobre como deixar a sua casa incrível para o começo do ano. Espero que goste!!

Se surgir alguma pergunta, dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo que eu ficarei muito feliz em te responder!

Aproveite e acompanhe o Decorar com Charme também no Instagram. Tem muita novidade por lá!

Um beijo carinhoso e até mais!

assinatura-glau

Como Organizar o Escritorio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *