Decoração de Salas Pequenas: Os Segredos da Distribuição de Espaço

Decoração de Salas

A cada dia que passa São Paulo recebe novos moradores. Para comprovar essa teoria, essa semana a cidade da garoa chegou a 12 milhões de habitantes. É gente pra caramba. E você pensa: onde cabe tanta gente? Pois é, pensando nisso, empresas responsáveis pela construção de imóveis estão a cada dia mais apostando em imóveis menores.

Hoje, é possível encontrar imóveis com 30 metros quadrados, ou seja, os espaços dos cômodos foram diminuídos, inclusive a sala de estar. Um cômodo muito importante para aquelas pessoas que adoram receber visita em casa, ou ficar algumas horas relaxando, vendo TV, lendo um livro.

Sala remete a convivência, reunião de família e conversas gostosas com os amigos, seja ao redor da mesa de refeições até junto a TV.

Enfim, as utilidades da sala de estar são muitas, mas como fazer uma boa decoração de salas agora que ela perdeu boa parte do seu tamanho? Inicialmente, você pode pensar que esse espaço mais compacto será um problema na hora de decorar.

Onde arranjar espaço para aquela mesa de centro, o sofá e até o espaço para televisão? A palavra-chave é otimização de espaço.

Você pode, por exemplo, deixar a mesa de centro de lado para ter um sofá maior, ou usar pufes como mesa de centro. Assim terá lugar para todas as suas visitas.

Logo, este post traz boas ideias contemplando cada situação de convivência para decoração de salas de estar.

Parece interessante? Então, continue lendo. Se você está em busca de inspiração e dicas incríveis para sua sala de estar, este post é para você. Boa leitura! 

Táticas para fazer decoração de salas de estar

A otimização de espaço é a palavra chave para decoração de salas, mas saiba que uma pintura também faz a diferença.

Ao decorar sala de estar, opte por pintá-la com cores claras, como os tons pasteis e brancos. Isso porque ambas as cores dão uma sensação de amplitude para o espaço.

Decoração de Salas Pequenas

Imagem: Studio Drummond

Voltando a distribuição de móveis, como sua sala é pequena, não sonhe muito alto com a quantidade de móveis para esse local.

Se você não troca por nada sua mesa de centro, então escolha móveis pequenos, dessa forma sua sala de estar irá se encaixar. Aposte em móveis com linhas retas e transparentes.

Decoração de Salas

Imagem: Mariana Orsi | GF Projetos

Está gostando desse artigo? Então, compartilhe esse post com seus amigos e familiares que estão precisando daquela força extra na hora da decoração de salas pequenas

Facebook (o mais popular)

Twitter (o mais rápido)

Google+ (o mais indicado para funcionários do Google)

Linkedin (o mais profissional)

Pinterest (o mais visual)

Email (o mais democrático)

São apenas dois cliques e não leva mais do que 10 segundos

É claro que as cortinas são importantes. Para decorar uma sala de estar, a cortina é uma peça fundamental.

E como estamos falando de um ambiente mais compacto, o ideal é escolher cortinas de tecidos lisos, translúcidos ou com tons claros. Com isso, você vai conseguir filtrar a luz de forma delicada.

 Decoração de salas

Imagem: Carla Felippi | Pinterest | Debora Aguiar

Uma boa distribuição de espaço é o grande segredo para conseguir um ótimo resultado na decoração de salas pequenas.

Dito isso, a grande tática, simples e eficaz é que você marque todas as medidas da sua sala em um papel antes de percorrer as lojas à procura dos seus móveis.

Caso encontre um móvel ou sofá que você tenha gostado muito, faça a mesma coisa, marque as medidas em um pedaço de papel.

Ao chegar em casa, transfira essas dimensões no espaço em que o móvel vai ocupar no chão, com auxílio de fita crepe.

Desse modo, será muito mais fácil escolher cada peça que pode ou não entrar em sua sala de estar.

Decoração de Salas

Imagem: Mariana Orsi

Outra dica muito importante, é a área de circulação, ou seja, o ideal é deixar 60 cm de espaço – ou 45 cm em ambientes menores – onde as pessoas vão andar, para que as pessoas se movimentem com conforto pela sala.

Decoração de Salas

Imagem: Triplex Arquitetura

Muita gente coloca um espelho na sala de estar. Desta maneira, o espelho dará mais luz e profundidade para a sala.

Decoração de Salas

Imagem: Camila Klein | GF Projetos | Studio Drummond

Dica Ninja: Quer saber um truque? Escolha um painel de TV suspenso, onde você possa colocar pufes embaixo dele e garantir assentos extras na hora de receber amigos e familiares.

Decoração de Salas

Imagem: Archi Box Arquitetura | Maithia Guedes

Por último, dê atenção ao sofá. Ele é parte importantíssima para decoração de salas de estar. É ele que oferece aquela sensação de relaxamento e aconchego.

Para isso, você pode apostar em alguns elementos que passem essa sensação, como as mantas para sofás, um cobertor e muitas almofadas, que cumprem esse papel com requinte.

Decoração de Salas

Imagem: Pinterest | Decorar com Charme

Truque de Mestre: Sofás com encosto fixo e assentos soltos são mais delicados e indicados para salas menores. Já os de assento e encosto soltos são mais volumosos, portanto ideais para espaços maiores.

O que você deve colocar na sua cabeça quando for decorar uma sala de estar e aproveitar ao máximo seu espaço é que ela exigirá uma grande atenção quanto aos detalhes.

Decoração de Salas

Imagem: Mariana Orsi

Evite volumes em excesso e peças muito contrastantes.

O ideal é que os móveis se encaixem uns com os outros. É basicamente um quebra-cabeça, e pode levar tempo, mas uma hora tudo se encaixa.

Pequenos Espaços

via GIPHY

Se você aceita mais uma dica, não deixe de clicar aqui e confira 6 Ideias Adoráveis Para uma Sala de Esta Mais Colorida.

Nos siga no Instagram e compartilhe com as pessoas que você mais gosta para que elas conheçam e se permitam colocar em prática nossas dicas de decoração de salas de estar.

Se surgir alguma pergunta, dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo que eu ficarei muito feliz em te responder!

Um beijo carinhoso e até mais!

assinatura-glau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *