Decoração de Apartamento Pequeno: 7 Soluções Práticas e Eficientes

decoração apartamento pequeno

Imagem: Via

Decoração de apartamento pequeno não precisa ser sinônimo de tormento para você que gosta de espaço.

Apartamentos com espaços reduzidos são cada vez mais comuns e todos os meses são lançadas opções de 30 a 60 metros quadrados.

Devido à demanda nos grandes centros e a realização do sonho do imóvel próprio, essas opções são constantemente procuradas e só tendem a crescer, um exemplo disso, são os apartamentos em Manhattan com apenas 23 m² e viram alternativa para morar em NY.

Mantê-los bem decorados é uma maneira que vem sendo encontrada de mostrar que não é preciso tamanho para manter espaços bem organizados e confortáveis.

Sabendo aperfeiçoar cada detalhe e aproveitar todos os cantinhos, você poderá adaptar o seu lar ao estilo que for do seu interesse e gosto.

decoracao-apartamento-pequeno-intro

Decorar um apartamento pequeno é sempre uma tarefa complicada. Não é qualquer móvel, cor e eletrodoméstico que é capaz de valorizar ambientes pequenos, mas é tudo questão de boas ideias e de adaptações necessárias.

A seguir, daremos algumas sugestões de como otimizar espaços e fazer do seu apartamento tudo o que você sempre desejou. Veja algumas dicas de decoração de apartamento pequeno e simples.

Confira…

Como adaptar espaços na decoração de apartamento pequeno

decoracao-apartamento-pequeno-camila-klein

Imagem: Via

Para começar, se tiver nos seus planos uma reforma um pouco maior, consulte um Arquiteto sobre a viabilidade de derrubar ou abrir algumas paredes. Logo, isso vai resultar numa amplitude visual e proporcionar maior autonomia para você e para o marceneiro, na hora da decoração.

decoração de apartamento pequeno e simples-intro

Imagem: Via e Via

Hoje em dia, existem inúmeras formas de dividir os ambientes mantendo a amplitude e integrando os ambientes, com artifícios de marcenaria que você também pode usar.

Parece interessante? Então, continue lendo, pois agora, vamos às dicas para ter um apartamento lindo decorado, de forma garantida.

#1 – Sala de Jantar

Na sala de jantar, você poderá usar bancos com baú secreto que podem guardar coisas que não são usadas com frequência, além de guardar objetos, o banco sem os braços e encosto cria a sensação de espaço maior.

A mesa também pode ser do tipo “abre e fecha” que pode ser facilmente guardada, quando o espaço for bem reduzido. Logo, se o espaço for muito reduzido, use transparência nas cadeiras.

decoracao-para-apartamento-pequeno-sala-de-jantar

Imagem: Via

O fogão cooktop também pode ser uma boa sugestão para isso. Você perderá o forno convencional, mas terá um compartimento logo abaixo, que é um forno embutido.

Claro que essa ideia não serve para todos os casos, mas em algumas situações, como a de pessoas que pouco comem em casa, pode ser uma dica interessante.

decoração para apartamento pequeno cooktop

#2 – Quartos

Nos quartos, a cama box pode utilizar a mesma ideia da cozinha e possuir um compartimento para guardar cobertas, travesseiros, edredons e etc. Esse tipo de cama já é muito comum no mercado e costuma ser bem prática. Espelhos também são uma ótima opção.

apartamentos pequenos decorados quarto

Imagem: Via

—————————————————————————————————————————————-

Gostou do que vem por aí? Então, compartilhe esse artigo com seus amigos para ajudar mais pessoas que moram em apartamento a ter o lar perfeito (eles vão te agradecer ), clique em algum dos links abaixo:

 Facebook (o mais popular)

 Twitter (o mais rápido)

 Linkedin (o mais profissional)

São apenas dois cliques e não leva mais do que 10 segundos.

—————————————————————————————————————————————-

#3 – Sala de Estar Pequena

Use apenas um sofá de três lugares e complete a sala com puffs baú e cadeiras. Mais de um sofá poderá bloquear as passagens e janelas, o que dificulta a circulação, deixando o espaço pouco aproveitável. Na mesa de centro, use malas, baús e transparência.

decoração de ambientes pequenos-sala

decoração de ambientes pequenos-sala2

#4 – Portas

Utilize portas de correr. Elas lhe garantirão alguns centímetros a mais de forma simples. E de quebra, você ainda ganha um espaço moderno e visualmente mais amplo.

Dica Especial: Um truque que aprendi com a Arquiteta Débora Aguiar e uso muito, desde então, é prolongar a guarnição superior da porta até o teto, isso alonga a porta e cria a ilusão de pé direito maior, isso é válido para prateleiras, estantes e cortinas também. Ótimo para decoração de apartamento pequeno.

decoração de apartamento pequeno porta

#5 – Lavanderia

Na lavanderia, tábuas de passar roupa podem ser dobráveis e ficar guardadas dentro de um espaço fixo na parede, pois as lavanderias desses apartamentos costumam ser bem pequenas. Faça uso ainda, de um móvel acima da máquina de lavar, dessa forma, você ganha um espaço acima dela.

decoracao-de-apartamento-pequeno-lavanderia

#6 – Cortar o Supérfluo

É importante ter em mente que uma decoração bem utilizada irá evitar que seu apartamento fique carregado e apertado. Portanto, é fundamental saber transformar seu espaço e evitar decorações desnecessárias, principalmente com móveis que não acrescentam em nada.

apartamentos pequenos decorados

#7 – Móveis

Prefira móveis modernos e multifuncionais. Embora os antigos sejam bonitos, muitas vezes eles costumam ser pouco adaptáveis a espaços menores e são de difíceis deslocamentos.

Entretanto, se quiser dar apenas um toque pessoal, original e retrô, use peças antigas com funções práticas e úteis, como malas, baús, pilha de livros, cestos, etc.

Ou se o seu estilo for 100% clássico, use um único móvel de destaque nesse estilo e um lindo lustre.

Dica Especial: No quesito praticidade, os móveis planejados são uma excelente opção, com uma variade enorme de cores e modelos, são muito funcionais e vai fazer você aproveitar cada canto do seu tão sonhado apê.

moveis multifuncionais

Imagem: Via e Via

#8 – Cores (Bônus)

Escolha cores claras, elas ampliam consideravelmente qualquer espaço. Algumas paletas de cores ficam bem juntas, se encarregando de dar o ar chique e sofisticado, ao espaço.

decoração apartamento pequeno cores

cozinha-apartamento-pequeno

Por fim, minha última sugestão para decoração de apartamento pequeno, é que você se lembre muito bem do seu estilo e coloque um toque pessoal seu em cada canto da sua casa. Afinal, a sua casa tem que ter a sua cara não é mesmo?

Qual dica você gostou mais?

Se surgir alguma pergunta, dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo que eu ficarei muito feliz em te responder!

Aproveite que está aqui e acompanhe o Decorar com Charme também no Instagram!

Nos vemos em breve!

Beijos!

assinatura-glau

(Imagens: Via Pinterest)

Dica Especial!

A propósito, você gostaria de decorar ou re-decorar a sua casa, com as próprias mãos, escolhendo os materiais que mais te agradar, de forma mais confiante e fácil, para que ela fique sempre mais aconchegante, charmosa e confortável?

Você gostaria que a sua casa ficasse do jeito que você gosta para poder relaxar e receber convidados especiais com mais conforto e tranquilidade?

Se você respondeu SIM para as perguntas acima, então essa dica é exatamente para você!

Convido você a conhecer um ótimo Curso de Decoração (com passo-a-passo), onde mostra, de forma totalmente online, em detalhes como você pode decorar ou reformar a sua casa, de forma simples e objetiva, sem gastar muito, deixando a sua casa do jeitinho que você quer, mesmo que você não saiba nada sobre o assunto.

Este curso define tudo o que você precisa! O Curso de Decoração pode ser usufruído diretamente da sua casa e você pode saber mais detalhes sobre esse caprichado Curso de Decoração de forma rápida e simples no link abaixo:

[su_button url=”https://decorarcomcharme.com.br/curso-decoracao-interiores” target=”blank” background=”#F95561″ size=”5″ center=”yes” icon=”icon: arrow-right” text_shadow=”1px 1px 1px #000000″]QUERO CONHECER O CURSO DE DECORAÇÃO AGORA[/su_button]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *