17 Projetos Criativos Lançados no DW! 2015 – Design Weekend 2015

Terminou neste domingo a 4ª Edição do Design Weekend 2015 – festival urbano realizado pela SUMMIT PROMO e pela Abril, sendo a revista Casa Cláudia responsável pela Curadoria dos eventos, tendo à frente desse festival, Pedro Ariel Santana, festival esse, que acontece todos os anos desde 2012, na cidade de São Paulo e tem como objetivo promover a cultura do Design e suas conexões com a arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica.

Realizados em diversos formatos como: seminários, cursos, palestra, feiras de negócios, exposições, instalações, intervenções urbanas, recepções e coquetéis, lançamentos de produtos, roteiros temáticos, festas, shows, concursos, prêmios, dentre outros.

O festival aconteceu esse ano entre os dias 12 e 16 de agosto. São diversos eventos independentes, simultâneos e integrados por um programa oficial.

DW-01

O DW! compreende palestras em instituições educacionais, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms.

O DW! não é uma feira, mas um Festival Urbano de Design que envolve diversos tipos de eventos, dentre eles, cinco feiras, que serão apresentadas para você aqui no site nos próximos dias.

Confira agora, alguns destaques criativos que aconteceram durante os dias do Design Weekend 2015.

#1 – Exposição Encontros

 

Rodrigo Ambrósio

O alagoano, Designer Revelação do DW! 2014, esteve em seis ações: na exposição Encontros, na Legado Arte, do Grupo Design Armorial e na mostra Table of Greats, na ‘Baccarat’, ambas no Distrito Gabriel Monteiro da Silva. No Art Design Village (Jockey Clube de SP), Rodrigo Ambrosio expos na ‘MADE’ em quatro locais: no Espaço Coletivo, com Ambrosio: Ode às Raízes; e nas exposições Feira Livre, do Grupo Design Armorial; “Várzea Quaimada”, do Clube de Colecionadores de Design do MAM e na Exposição Arte das Alagoas, com uma experiência inédita: a cadeira Engenho, produzida em rapadura natural (Engenho: cadeira feita de rapadura – Rodrigo Ambrosio).

#2 – Bike Points

bike-points

Sob coordenação de Christian Kadow, cinco designers criaram bicicletários, que ficaram como legado para a cidade no fim do evento. Na foto, proposta de Gerson de Oliveira e Luciana Martins.

#3 – Exposição Anima

criaturinha

Componente essencial a todo ser vivo, sopro que transforma a matéria em criatura, foi a inspiração dessa exposição que mostrou vários itens interessantes, entre eles a luminária Criaturinha (foto), assinada por Alessandra, pela neta da artista Lygia Clark.

#4 – Exposição Made: em busca da essência

poltrona

Poltrona assinada pelo designer Rodrigo Ohtake, que fez parte da exposição “Made: em busca da essência”.

#5 – Coleção Laranja Mecânica Orgânica – Estar Móveis

colecao-laranja-mecanica

A coleção Laranja Mecânica Orgânica foi inspirada no filme que foi sucesso nos anos 1970. Felipe Morozini apresentou na Estar Móveis uma seleção de peças com releitura ousada e questionadora, em que formas arredondadas, tons quentes e padronagens com efeitos psicodélicos compõem a tônica das propostas. No destaque, o banco Machado, de Leo Capote, Aparador, Mesa Lateral e Luminária.

#6 – Exposição Bancos Indígenas

bancos-indigenas

Com a curadoria de Adélia Borges, a mostra em cartaz no museu A Casa coloca em pé de igualdade criações de indígenas, artistas e designers, populares e eruditos. A montagem questiona os rígidos limites entre artesanato, design e arte e o desenho expositivo leva a assinatura do arquiteto Pedro Mendes da Rocha.

#7 – Coleção Ovo – Luciana Martins e Gerson de Oliveira

01-aparadores-concreta

A marca, dos designers Luciana Martins e Gerson de Oliveira apresenta seus últimos lançamentos, como a linha de aparadores e mesas laterais Concreta (foto), bem como o resultado da parceria da dupla com os escritórios de arquitetura CR2 e FGMF. Na foto, Mesa Lateral. Com a leveza que caracteriza o desenho da Ovo, os aparadores e as mesas laterais da linha Concreta têm base de concreto pigmentado e tampo de madeira.

#8 – Coleção A Voz dos Editores

aparador-allex

A Voz dos Editores. Criações inéditas, feitas de Corian e assinadas por jornalistas do segmento de design e decoração desenvolvidas em parceria com designers e arquitetos. Caso deste aparador, assinado por Allex Colontonio e Guilherme Torres.

#9 – Coleção Gabinete de Curiosidades – Espaço Zebra, Renato Larini

size_810_16_9_aparador

O Espaço Zebra – ateliê e galeria do designer Renato Larini apresentou Assemblages, objetos, obras em serigrafia e fotografia, além de móveis e luminárias, compõem a coleção Gabinete de Curiosidades: Animalia.Vegetalia.Mineralia criada a partir de madeiras de refugo, caixas de bacalhau e peças descartadas e garimpadas pelo artista. Na foto, Aparador.

#10 – Coleção F/A Animais do Cerrado – Nelita Turcatto e F/A Design e Arquitetura

size_810_16_9_banco-tatu

Lançamento da linha autoral F/A Animais do Cerrado e sale especial de artigos de decorações exclusivos de Nelita Turcatto. A coleção, assinada pela F/A Design e Arquitetura, homenageia o Bioma do Cerrado para criar produtos que divulguem a cultura brasileira e preserve o meio ambiente. Parte da renda arrecadada com a venda dos móveis será doada para instituições de preservação dessas espécies por meio da parceria com o WWF Brasil. Na foto, Banco Tatu.

#11 – Coleção Coccon – Art Maison, Fernando Bernucci

size_810_16_9_luminaria

O designer Fernando Bernucci lançou na DW! os pendentes e abajures da coleção “Coccon“. A linha foi inspirada na estrutura do casulo de insetos, que vive na região da Amazônia peruana. O ponto forte da coleção é a versatilidade do material, que permite gerar qualquer formato aplicando o entrelaçamento de tiras de madeira sustentável, sendo possível alternar os acabamentos de pintura, como o natural, envernizado, encerado e laqueado. Na foto, Luminária.

#12 – Coleção Luminárias Criativas – Paulo Alves e Maneco Quinderé

luminaria

O arquiteto e designer Paulo Alves, em parceria com Maneco Quinderé, lança uma linha de luminárias. Entre galhos e lâmpadas, os designers trouxeram as formas da natureza em obras inspiradas nas jabuticabeiras. Na ocasião, Paulo Alves realizou sale especial de suas peças.

#13 – Mostra Gera Design

size_810_16_9_mesa-de-centro

A Mostra Gera Design foi a primeira realizada por estudantes do Curso de Design de Móveis da Etec Guaracy Silveira. Nove maquetes e 25 móveis em escala real foram mostrados ao público dentro de uma programação que contemplou arte, música e design. Cadeiras, bancos, mesas e outros móveis foram inspirados em temas étnicos, história em quadrinhos e tramas artesanais. Na foto, Mesa de Centro, peça criada por estudantes do Curso de Design de Móveis da Etec Guaracy Silveira.

#14 – Rack Masp – Oppa

size_810_16_9_rack-masp

Criado pelos designers da Oppa, a inspiração veio de São Paulo, que abriga uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Feito com mdf laqueado e tem vários nichos e grande variedade de cores disponíveis.

#15 – 100t: ambientação do auditório Art Design Village

100t

A 100t foi responsável por decorar o auditório e o lounge do Art Design Village, mostrando um design inteligente e sustentável, com peças completamente feitas de papelão. A loja assinou a ambientação do auditório, onde foi o palco de diversas palestras com personalidades internacionais e nacionais do design.

#16 – Mostra Coletiva – New Creators + Inner

mostra-coletiva

A New Creators e a INNER fizeram uma mostra coletiva para o evento DW. A mostra teve o objetivo de fortalecer as trocas de experiências entre os criativos, assim como explorar uma nova forma de criação a co-criação. A mostra coletiva resultou da vivência entre os criativos – com trocas, conversas, processos criativos, experimentos artísticos e atividades propostas; e o acompanhamento curatorial de Mariana Jacinto e Natasha Schlobach.

#17 – Coleção Lantejoulas – Valveé, Rodrigo Almeida

Valvee

Com showroom repaginado por novos ambientes e parcerias com marcas do mercado mundial, a Valveé trouxe, para o DW!, a Coleção Lantejoulas, de Rodrigo Almeida, que marca o início do “Selected Designers”, projeto onde profissionais criam coleções exclusivas.

#Destaque Extra: Criativo adicional: Parede de Escalada (MMM 90º)

materiaimg_0095

Não podia encerrar esse post sem falar dessa ideia sensacional e criativa, exposta pelo Istituto Europeu di Design (IED) na Design Weekend 2015, trata-se de parede vertical (em 90º), feita com móveis – uma casa na vertical – e serviu como uma parede de escalada para adultos e crianças. Com certeza, foi uma das sensações do festival. Todos os nossos móveis utilizados são feitos de madeira de reflorestamento, totalmente sustentável e foram cedidos pela loja Meu Móvel de Madeira, onde, ao chegar ao topo da escalada, você encontrava, escondido nas peças, alguns chaveiros da loja.

materia-img_0010

Gostou do artigo? Então deixe um comentário abaixo

?  Compartilhar no Facebook
?  Compartilhar do Google +

Beijos!

Glauce Elisa

O post 17 Projetos Criativos Lançados no DW! 2015 – Design Weekend 2015 apareceu primeiro em Decorar com Charme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *