Ícone do site Glauce

Como Ter Uma Horta Caseira na Varanda

Horta-na-Varanda

Ter um bom tempero é fundamental para que a comida fique saborosa. No mercado existem várias opções, mas não é preciso ir muito longe para ter à disposição ervas e hortaliças. Ter uma horta caseira é algo fácil, prático e traz diversos benefícios 💙

As vantagens de ter uma horta caseira

Quando compramos alimentos, na maioria das vezes não sabemos qual é a sua procedência. Para evitar que as pragas destruam as plantações, os agricultores costumam utilizar muitos agrotóxicos, onde alguns deles inclusive, são proibidos em outros países, mas por aqui no Brasil, não! Por isso, mesmo com os cuidados de higienização em casa, não estamos imunes dessas substâncias.

Parece interessante? É só continuar a leitura!

Conhece alguém que ama e quer muito ter uma Casa Afetiva, mas tem dúvidas sobre decoração de interiores? E que amaria decorar uma casa que falasse com a sua alma?

Então, que tal compartilhar esse post com essas pessoas queridas? Já que ter uma Casa Afetiva, que transmita bem estar no dia a dia, mesmo para quem mora de aluguel, é uma ótima opção para seus amigos também. Eles vão te agradecer! 😃

Facebook (o mais popular)

Twitter (o mais rápido)

Linkedin (o mais profissional)

Pinterest (o mais visual)

Email (o mais democrático)

São apenas dois cliques e não leva mais do que 10 segundos.

Com uma horta caseira, temos a segurança de saber que os alimentos estão livres de qualquer agrotóxico, além de possuir a aparência e o sabor melhor. Outra vantagem é o conforto de não precisar sair de casa ou gastar muito para ter sempre disponível os temperos necessários.

Confira o passo a passo para criar uma horta caseira:

1º Escolha o lugar

Para ter uma horta, você não precisa de um grande espaço, a varanda é uma ótima opção. Pois, o importante é escolher um local onde as plantas possam receber a luz do sol por no mínimo 4 horas por dia. Feito isso, é hora de escolher a base, que pode ser uma prateleira, ganchos ou qualquer superfície que possa suportar o peso dos vasos.

2º Escolha o tipo de vaso

Além dos modelos tradicionais, existem várias opções de vasos que podem servir para cultivar os temperos e ainda decorar seu ambiente.

Você pode fazer vasos com garrafas pet, latas, panelas, canos ou qualquer objeto que a sua imaginação permitir. É um ótimo momento para fazer uma reciclagem e ainda ajudar o meio ambiente. Importante: Em qualquer vaso, é necessário que haja um furo, para que a água regada na planta possa ser drenada e não apodreça a raiz.

3º Escolha o que cultivar na horta

Caso seu espaço seja muito reduzido, você pode investir em temperos como alecrim, hortelã, manjericão, orégano, tomilho e pimenta. Já se você tem disponível uma área maior, pode também plantar verduras ou legumes como: alface, almeirão, couve, rabanete, repolho, espinafre, rúcula, agrião e berinjela.

Algumas hortaliças pedem tipos de terra diferentes para o cultivo, além de uma distância mínima de plantio entre as outras. Na hora de comprar as mudas ou as sementes, é necessário se informar sobre essas especificações.

4º Cuidados básicos

Depois de plantar a sua horta, é necessário ter alguns cuidados. Algumas hortaliças necessitam de mais água, enquanto outras não precisam de tanto. Para não errar, o ideal é deixar a terra apenas úmida, nunca encharcada.

Durante o crescimento, é muito importante adubar a terra. Você pode utilizar adubos orgânicos, como casca de banana ou de ovo. Preste atenção também nas ervas daninhas, que são plantas indesejáveis que podem crescer na horta. Além disso, fique atenta também às folhas velhas e secas, que devem ser retiradas para dar espaço à nova folhagem.

Em resumo, o maior segredo para cultivar bem uma horta é o carinho e dedicação com as plantas. Com esses cuidados, sua comida e sua saúde agradecem.

Gostou desse artigo? Então aproveite para compartilhar com as suas amigas queridas, que adorariam saber mais sobre a decoração de interiores afetiva, que respeita seus valores e identidade única! 😉

Se você aceita mais uma dica, que tal conferir Deixe Sua Casa Mais Aconchegante Usando Difusores de Ambiente.

E, se surgir alguma pergunta, dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo que eu ficarei feliz em te responder!

Um beijo carinhoso e nos vemos em breve! 💋

Sair da versão mobile